Novo Aripuanã

 Município do estado de Amazonas, esta situado as margens do rio Madeira, criado pela lei Estadual n˚ 96 de 19/12/1955, pelo desmembramento de parte do município de Borba, constituído pelos territórios distritais de Foz do Aripuanã e Samaúma, e parte do município de Manicoré, constituídos dos sub-distritos de Alvorada, Manicorezinho e Itapinima.

O municipio é alvo de grande cobiça de madereiros, cituado na zona mais critica do Amazonas; a região sul do estado, próximo ao arco do desmatamento, possui exemplos de projetos que podem render bons frutos.

Com destaque para o Fest Lenda, o mais tradicional do municipio, este festival reúne a apresentação de danças regionais, quadrilias, cirandas e lendas, (24, 25 e 26 de setembro).

 
     O projeto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) da Reserva de Desenvólvimento Sustentável do Juma, está sendo implementado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) nesse município. O primeiro REDD em floresta nativa do Brasil, é um acordo entre a rede de hotéis Marriott International e o Governo do Estado, o objetivo é proteger a floresta com alto valor de biodiversidade e levar melhores condições e qualidade de vida as mais de 300 familias tradicionais que vivem na reserva. São 366 mil hectares de floresta tropical ainda intactas.
 
    Os hospedes dos 3 mil hotéis dá rede são convidados a participar doando voluntariamente um dolar a mais na diária, contribuindo para a manutenção da floresta em pé. O objetivo é doar US$ 2 milhões durante 4 anos, para proteger e implementar a reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma.
 
     Seus limites são: município de Borba, Manicoré e o estado de Mato Grosso. Possui uma área territorial de 41956 km², estando 225 km de distância da capital Manaus (em linha reta), a sua população estimada é de 19.716 dados de 2004.
comentários
  1. ana paula alfon disse:

    Amo meu município de paixão…

Deixe um comentário